Palestrantes

Profa. Ana Dominguez- UdeLAR – Uruguai – Licenciada em Geografia, pela UdelaR e Docente  para Educação Secundaria na especialidade Ciências Geográficas pelo IPA. Pós-graduada em Ambiente, Economia e Sociedade pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais FLACSO, Pós-graduada em Educação em Ambiente para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Nacional de Comahue – CTERA, Especialização de Pós-graduação para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Nacional de Comahue – CTERA.  Mestre em Estudos Aprofundados – DEA , Especialização em “Estudos do Sul da América Latina” Universidade de Toulouse Le Mirail – França. Doutora em Geografia – Planejamento pela Universidade de Toulouse Le Mirail – França. Atua como Docente Professor Adjunto Grau 3-Efetivo - Laboratório de Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental de Território. Instituto de Ecologia e Ciências Ambientais. Faculdade de Ciências Universidade de La Republica. Uruguai. Docente da Especialização em Geografia. Professora do Instituto de Professores Artigas. Integrante da Equipe Acadêmica do Programa Uruguai Sustentável – REDES AT- Uruguai.

Profa. Carla Crivellaro - PPGEC/FURG - Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela FURG. Mestre em Educação Ambiental pela FURG. Atuou durante 20 anos junto ao NEMA, coordenando e executando projetos de educação e conservação ambiental. Faz parte do PPGEC/FURG, como Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Atua como professora tutora do Curso de Educação Ambiental Lato Sensu – UAB/FURG/SEaD.

Prof. Solismar Martins - ICHI/FURG - Graduado em Geografia pela FURG e Mestre em Educação Ambiental pela FURG. Doutor em Geografia pela UFSC. Atua como Professor Adjunto III do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da FURG. É coordenador do projeto de pesquisa Friches Industrielles no Extremo Sul do Brasil: uma analise sobre o caso da cidade do Rio Grande/RS.

Prof. Claudio Azevedo - PPGEA/FURG - Graduado em Artes Visuais Licenciatura pela FURG. Mestre em Educação Ambiental pela FURG. Doutorando em Educação Ambiental pelo PPGEA/FURG. Integra o grupo de pesquisa em Fotografia e Educação – Photographein/UFPel. Possui experiência na área de Educação, atuando em temas como fotografia, vídeo, educação ambiental, mídia e TV educativa. Coordena o projeto de pesquisa Experimentações estéticas audiovisuais.: criando klinamens através da Educação Ambiental.

Prof. Eduardo Losicer – RJ - Psicanalista e Analista Institucional argentino-brasileiro, clinico e pesquisador autônomo.

Prof. Ney Bruck – UFPel - Graduado em Filosofia pela UFRGS. Mestre em Educação pela UFRGS e Doutor em Psicologia pela PUCRS. Professor Adjunto da universidade Federal de Pelotas. Leciona Fundamentos Psicológicos da Educação. Formado em Psicoterapia pela Escuela de Psicologia Nacional de Buenos Aires e Psicoterapia Corporal Reicheiana. Atuou por 13 anos como Técnico em Educação na Secretaria do Trabalho e Ação Social do RS. Possui experiência na implantação de projetos e docência há 20 anos em universidades, organizações publicas e privadas nas áreas de saúde, educação e psicologia. Experiência de 18 anos de clinica com psicoterapia individual e grupos.  Publicou, em 2009, o livro “Primeiros auxílios psicológicos: Angustia Pública e Psicologia das Emergências”.

Pablo Mendes - CGA/UFPEL - Técnico em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia Sul-Rio-Grandense, IF-SUL. Graduado em Tecnólogo  em Controle Ambiental. Pelo IF-SUL.  Possui Especialização em andamento em Engenharia de Biossistemas pela UFPel. Mestrando em Biotecnologia pela UFPel.

Profa. Dione Kitzmann - LABGERCO/FURG – Graduada em Oceanologia pela FURG. Mestre e Doutora em Educação Ambiental pela FURG. Atua como docente Adjunto I do Instituto de Oceanografia da FURG, nos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, Especialização em Educação Ambiental da UAB-FURG, Especialização em Ecologia Aquática Costeira e Gerenciamento Costeiro no PPGC. Coordena o projeto de Pesquisa e desenvolvimento da implementação do Sistema de Gestão Ambiental do TECON Rio e o projeto A gestão ambiental e a educação ambiental articulando ensino, pesquisa e extensão: estudos de caso com o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da FURG.

Marco Aurélio Rodrigues Garcia - Bombeiro da Brigada Militar do RS - Graduando em Ciências Políticas e Sociais (Direito) da Faculdades Anhanguera. Desempenhou as atividades de Secretário Executivo de Defesa Civil da Coordenadoria de Defesa Civil de Rio Grande de 2009 a 2011.

Profa. Susana Molon - PPGEA/FURG – Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas, Mestre em Psicologia Social pela PUC – São Paulo, Doutora em Psicologia Social pela PUC - São Paulo e Pós-doutorado em Educação pela UNICAMP. Professora associada nível II da FURG, pesquisadora/orientadora do PPGEA – FURG. Coordena os projetos de Pesquisa: As crianças de seis anos no ensino fundamental de nove anos: atividades, diálogos, brincadeiras, imaginação e interações sociais no contexto de ensinar e aprender; As interações e as praticas sociais pedagógicas: olhares, discursos e fazeres no contexto educativo; Oficinas Estéticas: Atividade Criadora e Pratica Pedagógica; O que fazem as escolas que dizem que fazem Educação Ambiental; Núcleo de Pesquisa e Estudos em Psicologia Social; Constituição do sujeito e atividade criadora: investigando as praticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental participantes do curso de formação continuada em oficinas estéticas.

Prof. Antônio Soler – CEA – Graduado em Direito pela FURG – Especialista em Ecologia Humana pela UNISINOS e Ciência Política pela ISP/UFPel. Membro do Centro de Estudos Ambientais (CEA), onde coordena o projeto Ambientalistas Educadores, em parceria com a UNESCO. Mestrando em Desenvolvimento Sustentável pela UNESCO FLACAM LANUS e do PPGEA – FURG. Atua como Prof. Colaborador do Ensino a Distancia na FURG. Coordena os projetos de pesquisa: Ambientalistas Educadores; Grupo Transdisciplinar em Pesquisa Jurídica Para a Sustentabilidade.


Jairo Rocha - MV Defesa Civil de Rio Grande - RS. MV Defesa Civil de Pelotas – RS – Graduado Tecnólogo em Logística – Fatec  Curitiba PR; Técnico Ambiental – Rio Grande - OSC - On Scene Commander - IMO -  INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION. Gerenciamento de vazamentos de hidrocarbonetos em corpos hídrico.- IMO l – MCA Nível ll - IMO -  INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION  - Resposta em Derramamento de Óleo. IMO ll - IMO -  INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION. Oficial de Marinha Mercant – República de Panamá –  DIRECCION GENERAL DE CONSULARY DE NAVES.  R. Operator. LICENSE OF COMPETENCE TO MERCHANT MARINE OFFICER. – The Republic of - Libéria R. Operator .  ANATEL - Agencia Nacional de Telecomunicações - Telecomunicações.- Segurança e Salvatagem –  Petrobras Rio de Janeiro – BSI - Cabiúnas Macaé. - Brigadista socorrista – Safety Sul – novembro 2009.- Resgate Técnico Vertical – Safety Sul.